Pages

03 maio 2013

Indicação de literatura

Um comentário:
 



Deixo aqui alguns livros relacionados ao criacionismo que indico para quem está atrás de boa literatura para se profundar no assunto:



Darwin no banco dos réus | Phillip E. Johnson | Ed Cultura Cristã
O polêmico livro que mexeu com os fundamentos científicos. Por quê? Ele demonstra que a teoria da evolução não tem sua base em fatos, mas na fé – fé no naturalismo filosófico. Phillip Johnson argumenta corajosamente que simplesmente não há um vasto corpo de dados que dêem suporte à teoria.

Com o clima intrigante de um mistério e detalhes que nos prendem como ao assistirmos a um julgamento, Johnson conduz o leitor através das evidências com a perícia de um advogado, a qual ele adquiriu como professor de Direito em Berkeley, especializando-se na lógica dos argumentos.



Gênesis 1&2 | Adauto Lourenço | Editora Fiel
Você provavelmente já leu ou ouviu muitos teólogos ensinando sobre os dois primeiros capítulos do livro de Gênesis. E talvez você já tenha se perguntado: O que um cientista diria ao ler esses capítulos? O que ele diria sobre a criação da luz antes dos corpos celestes? Ou da criação da mulher de uma das costelas de Adão? Ou, ainda, sobre a criação dos dinossauros e outros animais do registro fóssil? Haveria alguma possível relação entre Gênesis 1 e 2 e a Ciência? Adauto Lourenço oferece respostas para essas e muitas outras perguntas que envolvem a difícil - mas viável - relação entre o texto bíblico e os fatos cientícos.


No princípio... | E. H. Andrews | Editora Fiel
A teoria da evolução continua sendo ensinada como a explicação comprovada para a existência da vida, apesar de sua rejeição por um crescente número de cientistas competentes. Mas, o que nos dizem realmente os fatos? De onde veio a vida? Qual a idade da terra? O Professor Andrews coloca fatos científicos à disposição da Bíblia para apresentar respostas às constantes indagações e questionamentos que se fazem sobre a veracidade dos fatos narrados nas Escrituras quanto à criação. Ele escreve especialmente para aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento científico, fazendo deste livro uma introdução ideal para analisar o confronto criação/evolução.

"...marcado pela cortesia, com ensinamentos claros, argumentos bem apresentados e excelentes analogias... É, provavelmente, o melhor livro anti-evolução disponível." Christian Graduate.



Como Tudo Começou | Adauto Lourenço | Editora Fiel
Será que realmente somos resultados de um caldo primordial, que poderia ter existido a bilhões de anos atrás? Será que o Universo, que possui mais estrelas do que todos os grãos de areia de todas as praias e de todos os desertos do nosso planeta Terra, com toda a sua beleza exuberante e leis precisas, teria sido apenas fruto de um acidente cósmico conhecido por big bang a 13,7 bilhões de anos atrás? Ao nos depararmos com a complexidade do código genético (DNA), contendo mais de três bilhões de letras perfeitamente organizadas, altamente codificado e eficientemente armazenado, capaz de criar sistemas com tamanha complexidade e design, como o corpo humano, seria concebível aceitar que tal codificação teria sido apenas fruto do acaso? Perguntas inquietantes que urgem por respostas em Como Tudo Começou, você encontrará algumas delas.

Pensar claramente com respeito às origens é compreender corretamente as diferenças entre o criacionismo científico, criacionismo bíblico e as demais propostas.
A Igreja tem o dever e chamado de se posicionar quanto ao que a Palavra de Deus apresenta sobre a criação do universo e de toda forma de vida. Este breve estudo visa apresentar aquilo que é indispensável para se estabelecer uma base correta de raciocínio sobre a questão das origens, tanto do ponto de vista da Ciência quanto das Escrituras Sagradas.


Criação ou Evolução | Henry Madison Morris | Editora Fiel
As declarações da Bíblia quanto à origem do universo, à natureza humana e às realidades básicas da religião aqui são examinadas à luz de um debate que considera os fatos científicos e os utiliza para corroborar a Palavra de Deus acerca da criação.


Um comentário:

  1. Acho que a tentativa de organizar uma bibliografia assim é muito boa, mas aqui só encontrei este material de pouca expressão, que não representa o estado desta discussão atual. Sugiro olhar também literatura do John Polkinghorne, Owen Gingerich, Denis Alexander, Robert Berry, Ian Barbour etc.

    ResponderExcluir